Encontro de 29 de fevereiro de 2020

Coletivo “Mulheres que leem mulheres” se reúne mensalmente no MIS para ler autoras feministas

Quem passa em frente às janelas do Museu da Imagem e do Som, no final da tarde do último sábado de cada mês, pode se surpreender com um grupo de mulheres sentadas em roda, com livros à mão. Essa pessoa certamente verá que elas conversam, riem, se que – ao mesmo tempo – debatem alguma autora feminista.
Assim é o Clube de Leitura Mulheres que Leem Mulheres (MQLM), um coletivo que surgiu em 2017 e já leu quase 30 obras produzidas por autoras brasileiras ou estrangeiras como Virginia Woolf, Patricia Hill Collins, Angela Davis, Judith Butler, Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro.
Os encontros acontecem no último sábado do mês, às 15h, no MIS. Pelo menos três semanas antes, as mulheres do clube recebem por WhatsApp o título que será discutido no encontro. Além da leitura, alguns debates são incrementados com exibição de filmes e participações especiais, como das escritoras Amara Moira e Stephanie Ribeiro, que estiveram presentes em 2019.
O projeto surgiu de um desejo coletivo de ler, debater e aprofundar a compreensão sobre a literatura feminista. O objetivo é mergulhar na produção de autoras que, de diferentes perspectivas, pensaram os desafios históricos, políticos, socioculturais, raciais e de classe, de ser mulher e de tomar parte na sociedade.
O clube de leitura se destaca pelas mulheres diversas em suas ocupações, idades, bagagens pessoais, formações, orientações sexuais, identidades raciais e de gênero.
Em 2019, o MQLM foi além das atividades literárias e organizou a exposição fotográfica “Mulheres Penetrando suas Histórias”, que foi montada na Unicamp, em março, e no Centro de Integração da Cidadania no bairro Vida Nova em agosto. Algumas integrantes do clube de leitura posaram com frases de autoras brasileiras escritas em seus corpos.
Para marcar o início das atividades de 2020, a presença de Milly Lacombe, autora do livro “O ano em que morri em Nova York”, já está confirmada. O encontro será no dia 29 de fevereiro, às 15h, no MIS.
A obra trata de percorrer os caminhos do que se desfaz quando uma história de amor acaba. A autora relata, com lágrimas e boas doses de humor, o término de seu casamento de dez anos com Tereza, rompendo não só com o seu projeto de vida em casal e com a cidade de Nova York, mas também consigo mesma. E perder-se de si, na leitura de Milly Lacombe, parece um convite para um novo encontro.
Contatos:
19 992076756 – WhatsApp
@clubemqlm – INSTAGRAM
https://clubedeleituramulheresqueleemmulheres.wordpress.com/ – blog
https://m.facebook.com/clubemqlm/ – facebook

 

Sobre Edwiges Rabello de Lima

Mulher.
Esse post foi publicado em Milly Lacombe, Próximo Encontro e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Após a aprovação do primeiro, ficará automaticamente liberada(o) para os próximos. Bem vinda(o)!